quarta-feira, 15 de outubro de 2014

O desprezo de Deus - 1Coríntios 2.1-5

Título: O desprezo de Deus

Texto bíblico: 1Coríntios 2.1-5

Verdade Central: A mensagem do Evangelho demonstra o desprezo de Deus pela sabedoria humana.

Tema:

Três fatores relacionados à mensagem do Evangelho provam que, através dela, Deus demonstra desprezo pela sabedoria e grandeza do homem.

1. O CONTEÚDO DA MENSAGEM (1-2) Os judeus pedem sinais miraculosos, e os gregos procuram sabedoria; nós, porém, pregamos a Cristo crucificado, o qual, de fato, é escândalo para os judeus e loucura para os gentios (1Co 1.22-23).

2. A ATITUDE DO EXPOENTE DA MENSAGEM (3)

OS CONSELHOS DE PEDRO 1 Pedro 3.1-4 1 Pedro 3.15-16

3. O PODER DA MENSAGEM (4-5)

IMPORTANTE:  A demonstração de poder não é aqui  a realização de milagres (1Co 1.22). Não há registro de nenhum milagre de Paulo realizado em Corinto (At 18.1-11). A demonstração de poder acontece quando a pregação de Cristo crucificado é feita. O v.4 deixa claro que é a própria mensagem a demonstração de poder (Rm 1.16). Quando ela é anunciada, o poder do Espírito é demonstrado.

Aplicações:                                    

1 . Acrópole, onde Paulo, pouco antes de visitar Corinto, discursou no Areópago aos atenienses, num confronto entre a sabedoria de Deus e a sabedoria humana (At 17.16-34).

2. Ao evangelizar zele por apresentar Cristo, evitando discursos vazios ou discussões inúteis.

3. Ao evangelizar mantenha uma postura branda e respeitosa, evitando ser irônico, áspero ou agressivo.

4. Ao evangelizar dependa do poder que o próprio evangelho tem, evitando confiar em estratégias, artifícios humanos ou habilidades de argumentação.

Nenhum comentário: