sexta-feira, 15 de maio de 2015

OS CHEGADOS DE DEUS (Dt 13.4) PENSAR 🤔 TEOLOGIA Com Carlos Ribeiro...

INTRODUÇÃO 

Somos escolhidos por Deus para obedecer os seus imperativos que são inquestionáveis. a nossa história como povo de Deus não pode ser contumaz aos imperativos de Deus... conforme o versículo 4 do nosso texto escolhido. o versículo 4 é o versículo chave do capítulo 13 de Deuteronômio, pois serve como sinal para o povo de Deus descobrir quem é quem na congregação do Senhor, se somos servos obedientes aos mandamentos do senhor Deus. Vamos expor estes imperativos em amiúde para entendermos quem é chegado de Deus e distante de Deus, pois a Bíblia nos diz que o Senhor será conhecido como um Deus santo por aqueles que se aproximam dele. Quando nós achegamos a Deus duas coisas podem nos acometer… 

1.1 a morte
Lv 10:3: "E disse Moisés a Arão: Isto é o que o SENHOR falou, dizendo: Serei santificado naqueles que se chegarem a mim, e serei glorificado diante de todo o povo. Porém Arão calou-se."

1.2 e a vida
Êx 19:22: "E também os sacerdotes, que se chegam ao SENHOR, se hão de santificar, para que o SENHOR não se lance sobre eles."

O versículo 4 é um divisor de água que trás vida para quem se aproxima de Deus obedecendo, e morte para quem se aproxima com uma vida contumaz. 

TEMA: 

OS SINAIS IMPERATIVOS DOS CHEGADOS DE DEUS 

1.1 SEGUIR SOMENTE O SENHOR (v4a) 
O povo de Israel era inconstante em seguir ao Senhor, e sempre eles iam em busca de outros deuses estranhos dos seus vizinhos, os cananeus e outros. Isso provocava a ira do Senhor. E quem não fica irado quando é traído? Depois de mostrar toda a sua bondade para a pessoa amada! Pois bem, assim fez Israel traindo ao Senhor Deus servindo a outros deuses que eram deuses mortos que não podia salvá-los das doenças e nem de seus inimigos. Israel tinha dificuldade de aceitar seguir somente ao Senhor. Muitos hoje não se contentam em seguir só o Senhor, querem seguir o Senhor colocando o em segundo plano em suas vidas, fazem de Deus uma Marionete um fantoche e, para piorar a situação tais pessoas ainda atribui as bênçãos de Deus sobre suas vidas na conta dos deuses falsos que estão em seus corações. É justamente por isso que Deus castiga o seu povo para mostrar que não compensa seguir os falsos deuses. As pragas e doenças eram os agentes punitivos de Deus, e Servia como um sinal de punição para trazer ao povo a plena consciência de que Deus não aceita rivais na adoração, pois toda glória é adoração pertence a Deus. Como já foi mencionado, quem adora outros deuses será punido com a morte e a única esperança é voltar para o temor de Deus. Agora vamos refletir sobre o segundo sinal dos imperativos de Deus, o temor de Deus! que é a única esperança para aqueles que estão seguindo os deuses falsos de seus corações. 

2.2 TEMER O SENHOR (v4b) 
Havia no meio do povo Deus profetas que faziam milagres e profetizavam e suas profecias cumpriam e estes profetas usavam os sonhos e profecias que tinham para desviar o povo de Deus do temor de Deus, e estes profetas tinham que ser mortos, não tinha perdão para estes profetas, e porque não tinha perdão para eles? 

1.1 Por que perderam o temor de Deus. 
1.2 Por que usaram as profecias e sonhos para desviar o povo do temor do Senhor Deus.
1.3 Por que trazia a morte e não a vida para o povo do Senhor. 
Era por isso que estes falsos profetas não podiam ser perdoados e nem quem os seguia. 

3.3 GUARDAR OS MANDAMENTOS DO SENHOR (v4c) Os mandamentos em Êxodo capítulo 20 era o sinal principal que era usado para identificar as pessoas que estavam querendo quebrar os mandamentos do Senhor, e todos que quebravam e eram contumazes aos mandamentos do Senhor, eram punidos com a morte sem misericórdia. Guardar os mandamentos equivale a ouvir a Deus e obedecer. 
Vamos ponderar essa verdade no quarto sinal imperativo dos chegados de Deus…

4.4 O OUVIR A VOZ DO SENHOR (v4d)
Ouvir a Deus sem obedecer os mandamentos de Deus é uma abominação, pois não basta só ouvir com os ouvidos e preciso ouvir com o coração e obedecer a Deus com os mandamentos. E Isso estava acontecendo também no tempo do profeta Jeremias que o povo de Judá estava adorando a Deus sem da ouvidos a palavra de Deus (Jr 7.1-) e para piorar a situação deles, eles espiritualizam o templo do Senhor pensando que o templo de Deus iria justificar os seus pecados e proteger Los dos inimigos, mas Jeremias mostrou que se eles não se arrependerem dando ouvidos a Deus com os mandamentos, eles seriam punidos e o templo de Deus seria destruído. 

5.5 SERVIR AO SENHOR (v4e) 

6.6 CHEGAR SE A DEUS (v4f) 

CONCLUSÃO: SE VC QUE SER AMIGO E CHEGADO DE DEUS ENTÃO GUARDE OS SEUS MANDAMENTOS POIS QUEM SEQUE O SENHOR E O TEME NUNCA SERÁ ENGANADO PELO MALIGNO QUE INDUZ O POVO A SER REBELDE AOS IMPERATIVOS DO TODO PODEROSO."

Nenhum comentário: